A 1ª Comissão de Ética de Enfermagem do Hospital Municipal Dr. Manoel Martins de Barros tomou posse, marcando um momento histórico para a unidade de saúde. Esta é a primeira vez que o Hospital Municipal de Itatiaia conta com uma Comissão de Ética de Enfermagem oficialmente instituída.
A Comissão de Ética é formada pela presidente Patrícia Selvati; a vice-presidente Carla Beatriz; o suplente Flávio Crizio; a 1ª secretária Wanessa Miglioli; a 2ª secretária Eliana da Silva; e a suplente Renata Paixão.
Além da cerimônia de posse, que contou com a presença de autoridades municipais, também foi realizada a palestra “Ética e Atribuições da Comissão de Ética Institucional”, ministrada pela vice-presidente do Coren-RJ, Dra. Rosimere Maria. Durante o encontro, ela apresentou aos novos membros eleitos as funções e atribuições da Comissão de Ética.
— Um momento muito importante e que fica marcado na história do Hospital Municipal de Itatiaia, com a posse da 1ª Comissão de Ética de Enfermagem. A Comissão faz o elo entre o colaborador e o Coren e também tem a função de mediar possíveis conflitos. Seu papel é promover, orientar e zelar pela observância dos princípios éticos e legais que regem o exercício profissional da Enfermagem, de acordo com o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem. Parabéns a todos os membros eleitos — destacou a secretária Giane Gioia.
A Comissão de Ética de Enfermagem tem como objetivo promover e orientar sobre os princípios éticos e legais do exercício profissional. As Comissões de Ética de Enfermagem (CEE) representam os Conselhos Regionais de Enfermagem nas instituições onde há serviços de enfermagem e exercem funções educativas, consultivas, de escuta qualificada, orientação e vigilância do exercício ético dos profissionais. As comissões devem manter autonomia e imparcialidade em relação às instituições onde atuam, zelando pelo sigilo e pela discrição nos assuntos relacionados às condutas éticas da categoria.