A Prefeitura de Porto Real emitiu um alerta à população após receber denúncias de moradores que relataram o recebimento de ligações telefônicas solicitando documentos pessoais sob a justificativa de uma suposta Prova de Vida e atualização de cadastro do CadÚnico e do Benefício de Prestação Continuada (BPC).
De acordo com a administração municipal, esses contatos não são realizados por telefone e não fazem parte dos procedimentos oficiais adotados pelo município. A Prefeitura reforça que qualquer informação, orientação ou atualização relacionada ao CadÚnico, ao BPC ou a outros benefícios sociais é feita exclusivamente de forma presencial, nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de cada território.
A recomendação é que a população não forneça dados pessoais, não compartilhe documentos e desconsidere imediatamente ligações ou mensagens com esse tipo de solicitação, que caracterizam tentativa de golpe.
Em caso de dúvidas ou para obter informações seguras, os moradores devem procurar diretamente a Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Habitação ou o CRAS de referência.
A Prefeitura de Porto Real pede ainda que a população compartilhe o alerta, contribuindo para que mais pessoas fiquem atentas e evitem cair em golpes.