A Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Smas) — através da Divisão de Proteção Especial Social (DPES) e do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) — aderiu à campanha nacional “Pule, Brinque e Cuide – Unidos pela proteção de crianças e adolescentes”, iniciativa do Governo Federal que fortalece a atuação da rede de proteção durante o período do Carnaval.
Neste ano, o município ampliou as ações da campanha, tradicionalmente realizadas no Carnaval, com atividades efetivas nos dois maiores blocos da Ilha São João, além de mobilizações no Bloco da Vida, no bairro Vila Santa Cecília, onde também serão realizadas panfletagens e ações educativas junto ao público.
Foco na prevenção de violações de direitos
As ações têm como objetivo sensibilizar foliões, famílias e a população em geral sobre a importância da proteção integral de crianças e adolescentes. O trabalho é voltado à prevenção e ao enfrentamento de violações de direitos que tendem a se intensificar em grandes eventos populares, como:
- abuso e exploração sexual;
- trabalho infantil;
- venda e consumo de bebidas alcoólicas por menores de idade;
- situações de crianças perdidas.
Durante as atividades, equipes da Smas farão a distribuição de materiais informativos, além de orientações diretas às famílias, reforçando os canais de denúncia e a corresponsabilidade da sociedade para garantir um Carnaval seguro para meninas e meninos. Antes do desfile do Bloco da Vida, será realizada ainda uma mobilização educativa ao longo da avenida.
A subsecretária municipal de Assistência Social, Larissa Garcez, ressaltou que a campanha fortalece um trabalho contínuo desenvolvido no município ao longo de todo o ano.
“O Carnaval é uma celebração cultural importante, mas também exige atenção redobrada quando falamos da garantia de direitos, principalmente das nossas crianças e adolescentes. Enquanto política pública de Assistência Social, temos o dever de estar presentes nos territórios, próximos das famílias e atentos às situações de vulnerabilidade. Essas ações descentralizadas reforçam o compromisso do município com a proteção integral, fortalecem a rede de proteção e reafirmam que o cuidado e a defesa de direitos são responsabilidades permanentes do Poder Público e de toda a sociedade”, afirmou.
A campanha “Pule, Brinque e Cuide” integra o calendário oficial da política de assistência social e destaca a importância da atuação intersetorial, envolvendo Poder Público, sociedade civil e população em geral. A iniciativa também chama a atenção para a identificação de crianças, prevenção ao trabalho infantil e combate a todas as formas de violência.
Durante todo o período do Carnaval, o Disque 100 permanece disponível como canal nacional para denúncias de violações de direitos humanos, funcionando 24 horas por dia, inclusive aos finais de semana e feriados.
Programação das ações em Volta Redonda
- 07/02 (sábado) – das 14h às 17h
Ação educativa no Bloco Tô no Brilho – Ilha São João
- 08/02 (domingo) – das 14h às 17h
Ação educativa no Bloco Juremeiros – Ilha São João
- 12/02 – das 9h às 11h
Panfletagem educativa – Avenida Amaral Peixoto
- 14/02 – 19h
Ação no Bloco da Vida – Vila Santa Cecília
- 28/02 – 19h
Ação no Bloco da Vida – Vila Santa Cecília