
O Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro (Detro-RJ) decretou nesta terça-feira (16) intervenção na operação da Viação Santa Luzia (RJ-195), responsável por duas linhas intermunicipais que atendiam a região de Barra do Piraí. A medida foi publicada no Diário Oficial e tem como base o descumprimento de exigências administrativas, técnicas e operacionais por parte da empresa, além de reiteradas reclamações de usuários.
Com a decisão, a linha P460 (Barra do Piraí – Querosene) passa a ser operada temporariamente pela Viação Barra do Piraí Turismo (RJ-113). Já a linha P455 (Barra do Piraí – Chalet) será extinta, uma vez que, segundo o Detro-RJ, há alternativas mais eficientes para atender os moradores da região.
O presidente do Detro-RJ, Raphael Salgado, afirmou que a nova operadora será monitorada de perto:
"A operação da P460 por essa nova empresa será acompanhada de perto por nossa equipe no sentido de garantir a adequada prestação dos serviços, sem atrasos e outros problemas que estavam ocorrendo", declarou.
O diretor técnico-operacional do órgão, Danilo Menezes, reforçou que o foco é assegurar os direitos dos passageiros:
"Estaremos atentos para que passageiros da linha não sejam prejudicados pela mudança e tenham seu direito de ir e vir respeitado."
A nova empresa que assume a linha P460 deverá manter a mesma tarifa (R$ 4,50) e seguir os horários já estabelecidos. A concessão será temporária por até um ano, ou até a conclusão do processo de licitação das linhas intermunicipais em todo o estado – o que acontecer primeiro.
Como denunciar irregularidades
O Detro-RJ reforça que os usuários do transporte intermunicipal podem colaborar com a fiscalização, denunciando falhas ou irregularidades no serviço. As denúncias podem ser feitas pelo portal OuvERJ, no endereço www.rj.gov.br/ouverj, ou pelo telefone (21) 3883-4141, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.