O Dia de Finados é lembrado neste domingo (02) com muita emoção em Barra Mansa. Desde as primeiras horas da manhã, os cemitérios municipais, no Centro e nos distritos de Amparo, Floriano e Rialto, recebem milhares de visitantes que levam flores, acendem velas e prestam suas homenagens aos entes queridos que já partiram para o mundo espiritual. A Prefeitura de Barra Mansa, por meio das Secretarias de Assistência Social e Direitos Humanos e de Ordem Pública, preparou uma estrutura especial para receber a população, com reforço na segurança, ordenamento do trânsito e manutenção dos espaços.
Durante a manhã, missas e celebrações foram realizadas nos cemitérios, e a programação segue ao longo do dia, com destaque para a missa das 16h, no Cemitério Municipal, celebrada pela equipe da Paróquia Santa Cruz.
Em meio às orações e lembranças, o sentimento que predominou foi o da saudade misturada à gratidão. A moradora do bairro Monte Cristo, Eliete Andrade, de 58 anos, esteve no Cemitério Municipal para visitar o túmulo de sua mãe, Iolanda Andrade, levando flores e acendendo velas.
- No primeiro momento, da partida, a dor é grande, assim como a saudade com o passar do tempo. Mas esta data não é para ser vivida com tristeza, mas sim com gratidão a Deus por nos ter permitido conviver com pessoas especiais que fizeram diferença em nossa vida, que nos ensinaram, que tanto contribuíram conosco. Estou aqui com a saudade que causa as lágrimas, mas também com gratidão por tudo que minha mãe representou em minha vida”, destacou Eliete.
Além das relações de parentescos, muitas pessoas foram ao local prestar homenagens aos amigos, como o Eduardo de Oliveira Assis, de 38 anos. “O Pedro era um amigo de infância e partiu de forma repentina, em um acidente de carro. Ainda é meio inacreditável que ele partiu, mas sei que onde ele está, recebe as boas energias que a gente envia daqui. Então, vim acender uma vela e fazer uma oração para que o espírito dele receba mais luz e permaneça em um bom lugar”.
Para receber Eliete e Eduardo, que fazem parte das 10 mil pessoas esperadas no Cemitério Municipal do Centro, as Secretarias de Ordem Pública e Assistência Social e Direitos Humanos reforçaram a limpeza do local e reparos na estrutura. Desde o início do ano, a Prefeitura vem promovendo melhorias nos cemitérios municipais, como a instalação de ares-condicionados e ventiladores nas capelas do Centro e dos distritos de Amparo e Rialto, além da modernização da frota de veículos funerários e reforço nas rotinas de manutenção.
O prefeito Luiz Furlani agradeceu o trabalho das equipes para deixar tudo preparado para receber as pessoas. “Nossas equipes têm se dedicado para que os cemitérios estejam sempre bem cuidados, acolhedores e preparados para receber as famílias, especialmente em uma data tão significativa como esta. Agradeço a todos os servidores que trabalharam com empenho e respeito para garantir que o dia fosse vivido com serenidade e conforto espiritual pela população”, destacou o prefeito.
O Cemitério Municipal de Barra Mansa fica na Avenida Domingos Mariano, nº 1.033, no Centro, e permanecerá aberto à visitação até às 17h de hoje. Haverá uma segunda missa no local às 16h, assim como acontecerá no cemitério de Floriano. Além disso, o Santuário do distrito também terá celebrações às 12h e 19 horas deste domingo.