O Disque Denúncia está oferecendo uma recompensa recorde de R$ 100 mil por informações que levem à captura de Edgard Alves Andrade, conhecido como Doca da Penha ou Urso, de 55 anos. Trata-se da maior quantia já oferecida pelo serviço, igualando o valor pago em 2000 por informações que levaram à prisão de Fernandinho Beira-Mar.
Apontado como um dos chefes do Comando Vermelho, Doca é considerado um dos criminosos mais perigosos do estado do Rio de Janeiro. Contra ele, há mais de 20 mandados de prisão expedidos. O traficante é investigado por mais de 100 homicídios, incluindo execuções de crianças e desaparecimentos de moradores em comunidades dominadas pela facção.
Natural da Paraíba e criado na Vila Cruzeiro, na Zona Norte do Rio, Doca já se escondeu no Morro do São Simão, em Queimados, na Baixada Fluminense. Fugitivo do sistema prisional, ele também é apontado como o mandante de diversos crimes de grande repercussão.
Entre eles está o assassinato de três médicos e a tentativa de homicídio de um quarto profissional, ocorridos na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio. O grupo foi confundido com milicianos de Rio das Pedras enquanto participava de um congresso de medicina. De acordo com as investigações, após o crime, Doca teria ordenado a execução dos responsáveis pelos assassinatos.
O criminoso também é investigado pelo desaparecimento de três meninos em Belford Roxo, na Baixada Fluminense. Segundo a polícia, ele determinou a morte dos envolvidos na execução das crianças, cujos corpos — assim como os dos suspeitos — nunca foram encontrados.
O Disque Denúncia reforça que o anonimato é garantido a quem fornecer informações sobre o paradeiro de Doca da Penha.
Serviço:
Central de Atendimento: (21) 2253-1177 ou 0300-253-1177
WhatsApp Anonimizado: (21) 2253-1177
Aplicativo: Disque Denúncia RJ