
As fortes chuvas acompanhadas de ventania que atingiram Barra Mansa no final da tarde de terça-feira (16), danificaram o sistema de abastecimento de água no distrito de Floriano. Um reservatório com capacidade para armazenar 50 mil litros de água tombou devido à intensidade dos ventos que, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), ultrapassaram 60 km/h. No início da manhã desta quarta-feira (17), equipes do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae-BM) iniciaram os trabalhos emergenciais para restabelecer o abastecimento.
De acordo com o diretor executivo da autarquia, José Geraldo Santos, o Zeca, a solução imediata encontrada foi realizar uma ligação direta na rede.
- Essa alternativa garante o fornecimento temporário, mas não pode ser mantida por muito tempo por conta da pressão da água. A medida definitiva será a transferência do reservatório que atualmente atende a Vila dos Remédios para a área central do distrito de Floriano. A operação está programada para esta sexta-feira (19). Com isso, a Vila dos Remédios voltará a receber abastecimento por ligação direta, modelo utilizado até março deste ano, quando o reservatório foi instalado na localidade - explicou Zeca.
O diretor executivo reforçou que os moradores da Vila dos Remédios não serão prejudicados, uma vez que a bomba existente na região supre as necessidades da população. “Além disso, nós já estamos providenciando um novo reservatório para ser instalado no bairro em breve”, finalizou Zeca.
Ainda devido às chuvas de ontem, a Defesa Civil de Barra Mansa registrou outras sete ocorrências. Foram seis quedas de árvores nos bairros Goiabal, Santa Clara, Jardim Ponte Alta e Getúlio Vargas; e um destelhamento na região central da cidade. O volume de chuva acumulado nas últimas 24 horas foi de 32,8 mm.
Segundo o coordenador da Defesa Civil, João Vitor Ramos, todas as ocorrências foram atendidas rapidamente em ação integrada com o Saae-BM e com a Secretaria de Manutenção Urbana. “Não houve vítimas, imóveis interditados, desabrigados ou desalojados. A previsão para esta quarta-feira (17) é de tempo nublado com possibilidade de chuva fraca, mas sem risco. Qualquer alteração será comunicada à população por SMS e pelas redes sociais do município”, informou o coordenador.
O órgão reforça que os riscos hidrológico e geológico permanecem baixos, a cota dos rios está em nível baixo e que todas as ocorrências que envolveram concessionárias de serviços foram devidamente encaminhadas.