O Parque Nacional do Itatiaia, Unidade de Conservação (UC) Federal, administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), está entre os três finalistas do Prêmio Nacional do Turismo 2025, promovido pelo Ministério do Turismo (Mtur) e pelo Conselho Nacional do Turismo (CNT).
O projeto “Natureza Sem Barreiras: Itatiaia Acessível” concorre na Categoria Equidade, Diversidade e Inclusão no Turismo, que reconhece iniciativas que ampliam oportunidades, reduzem desigualdades e promovem um turismo mais justo e acessível em todo o país.
A iniciatva representa uma mudança estrutural na forma de promover turismo de natureza em UCs Federais. Nos últimos dois anos, o Parque, localizado entre os estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro, implementou avanços significativos, como a Cachoeira Acessível do Camapuã – a primeira do Rio de Janeiro e segunda do Brasil –, o Caminho Acessível do Voluntariado, o Bosque Sensorial Acessível, a Alameda Conectar e a qualificação do Centro de Visitantes com audiodescrição, libras, braile e recursos visuais acessíveis.
Além disso, realizou ações como o 1º Encontro Nacional de Acessibilidade em Unidades de Conservação Federais e a Corrida Caminhos Acessíveis, evento esportivo inclusivo que reuniu pessoas com deficiência, voluntários e visitantes.
"As iniciativas colocam o Itatiaia na vanguarda do turismo acessível e inclusivo no Brasil, demonstrando que é possível unir conservação ambiental, inovação, justiça social e ampliação de oportunidades”, destacou Felipe Mendonça, chefe do Parque Nacional do Itatiaia. “O reconhecimento nacional reforça o compromisso institucional do ICMBio com a democratização do acesso à natureza e com a construção de políticas públicas de inclusão nas áreas naturais protegidas. Ser finalista já é, por si só, um reconhecimento nacional de excelência e impacto", reforça.
Sobre o Prêmio
Criado para valorizar e dar visibilidade a ações de destaque no setor, o Prêmio Nacional do Turismo chega à sua quarta edição como a maior premiação pública do turismo brasileiro, reunindo iniciativas inovadoras, sustentáveis e inspiradoras de todas as regiões do país.
A edição de 2025 recebeu projetos de órgãos públicos, instituições privadas, organizações da sociedade civil e profissionais que têm transformado a experiência turística no Brasil. O resultado final será divulgado em 4 de dezembro de 2025, durante a cerimônia oficial do Ministério do Turismo a ser realizada em Brasília.